Vinho - 11.Jun

Artista cria vestido com tecido feito de vinho tinto

por Redação

A arista contemporânea, Donna Franklin, criou o primeiro vestido do mundo feito com vinho tinto. A peça é feita com um tecido de fibra de celulose, fabricado com uma bactéria encontrada do processo de fermentação.

divulgação

Em colaboração com a empresa Bioalloy, que realiza pesquisas na Universidade de Western Australia (UWA), Donna desenvolveu um tecido de fibra de celulose de Acetobacter,bactérias utilizadas no processo de fermentação . A bactéria produz celulose que é quimicamente parecida com algodão, quando mergulhada em uma solução de glucose.

Gary Cass, da Bioally, descobriu  o material ao tentar fazer um cyborg com auto-desenvolvimento pele, e criou o "Micro'be rótulo fermentado de moda ", com Franklin, que tem como objetivo "investigar a biossíntese prático e cultural de roupa. "

"As peças são feitas de algodão microbiana que se forma sobre a superfície do vinho, quase como se as bactérias estão a tentar formar uma jangada a fluir sobre o vinho," Cass explicou;"Temos aperfeiçoado uma técnica que irá permitir que as bactérias para formar uma peça de vestuário tridimensional sem costura que pode ser formada para se ajustar como uma segunda pele".

Donna já trabalho com tecidos fermentados em oura ocasião, em 2007 ela criou um vestido com fungos vivos que mudava de cor, enquanto trabalhava na UWA.  Na época ela  disse que desenvolveu o vestido para "desafiar as percepções das pessoas sobre o a relação corpo-vestuário e nossa relação com o mundo natural."

Os planos são lançar o vestido feito de vinho no mercado até o final desse ano.

Mais notícias sobre vinhos...

Dublin terá uma vinícola urbana a partir de setembro
Número de candidatos à Master of Wine bate recorde esse ano
Maioria dos consumidores dos EUA não se importam com tipo de tampa do vinho
Novo método usa vibrações como pesticida em vinhedos
Espanha cria projeto para diminuir CO2 na produção de vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas