Revista ADEGA
Busca

12.jan - Assembléia francesa discute leis sobre

Assembléia francesa discute leis sobre vinhos e bebidas


A Assembléia Nacional Francesa esta discutindo esta semana alterações em uma série de leis destinadas que se referem ao consumo, direitos e propaganda de vinhos e outras bebidas alcoólicas.


A legislação, intitulada 'hospital, pacientes, saúde e território", também contém várias medidas com conseqüências muito mais amplo para a indústria vinícola.


Dentre os 40 projetos que serão discutidos na Assembléia, um deles diz respeito a proibição da livre degustação de vinho, além de advertência mais especificas nos rótulos mais, bem como a legalidade de citar vinhos na Internet.


O jornal francês Le Figaro disse que os lobbies de vinho e  saúde dentro do governo enfrentam uma "guerra de alterações".


Marie Christine Tarby, do vinho Vins et Société, disse ao site decanter.com algumas das medidas eram "loucas": "há 600.000 vinhos franceses com referencias na internet," disse ela. 'É uma loucura dizer que o setor vitivinícola não necessita da internet, que apenas as grandes marcas de cervejas que são afetadas".


Na proposta de alteração para a controversa lei que regulariza a propaganda de álcool e tabaco foi também inserida pelo político Richard Mallié uma emenda 'para permitir que jornalistas mencionem vinho ou champanhe em um artigo sem que sejam acusados de publicidade indireta.".


A votação é esperada para a próxima semana.


Redação
Publicado em 12/02/2009, às 13h54 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias