Vinho - 27.Out - Enólogo do Ano 2010

Associação Brasileira de Enologia elege Lucindo Copat o "Enólogo do Ano 2010"

por Redação

Divulgação
Christian Bernardi e Lucindo Copat

Em clima de descontração e regado a muito vinho, 126 enólogos participaram do jantar promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) na última sexta-feira, na boate do Clube Botafogo, em Bento Gonçalves. Além de comemorar o Dia do Enólogo e os 34 anos da entidade, o evento também foi marcado pela eleição do Enólogo do Ano 2010.

Com uma história ligada à musica e à enologia, Lucindo Copat foi o homenageado. Atualmente trabalhando como diretor técnico e acionista da Vinícola Salton, Copat fez questão de dividir os méritos pelo prêmio com todos os enólogos presentes, além de ressaltar os que trabalham em sua equipe e também lembrar de Ângelo Salton, falecido no ano passado.

A distinção, realizada pela ABE desde 2004 e que já homenageou sete enólogos, é o reconhecimento de uma trajetória dedicada à arte de elaborar vinhos. A escolha é fruto do voto expresso pelos próprios associados da entidade. O resultado é homologado por uma comissão formada pelo presidente da ABE, representantes do IFRS - BG, EMBRAPA - CNPUV e por todos enólogos já homenageados com o Enólogo do Ano.

Com o prêmio, Lucindo Copat ganhou uma viagem para a Europe, onde visitará uma grande feira do setor vitivinícola. Mas engana-se quem pensa que o enólogo irá a passeio para o Velho Continente. Ele deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos.

ESPECIAL: Os cientistas do vinho - Poucas ocupações permitem misturar ciência e emoção. A profissão de enólogo é uma delas

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinícola francesa passa a utilizar "garrafa revolucionária"

+ Vinícolas libanesas organizam degustação em Londres

+ Vinícola na Califórnia faz parceria para salvar oceanos

+ Importadores de vinho da Rússia se unem para defender interesses em comum

palavras chave

Notícias relacionadas