Vinho - 09.Dez - Champangne

Associação quer desmascarar falsos champagnes nos EUA

por Redação

Taça é servida com espumante
O Champagne Bureau está promovendo nos Estados Unidos a campanha "Unmask the truth" (desmascarando a verdade). A iniciativa busca informar os consumidores daquele país a respeito do uso incorreto do termo "champagne", que estampa indevidamente muitos rótulos de espumante produzidos pelos norte-americanos.

"Queremos deixar claro quem são aqueles que estão fazendo uso indevido do nome (champagne)", disse o diretor do Champagne Bureau, Sam Heitner. Associação, localizada em Washington, reúne todas as casas de champagne e cultivadores das uvas que fazem a bebida, alegam que 50% dos espumantes vendidos nos Estados Unidos são equivocadamente rotulados e vendidos como champagne.     

 De acordo com Heitner, o objetivo da associação é educar consumidores, para que a eles saibam que "cada vinho é diferente e representa uma região especifica".   

A iniciativa, aliás, chega em momento oportuno, umas vez que 40% dos espumantes são consumidos nos Estados Unidos nesta época do ano.

A campanha, que deve durar até fevereiro do ano que vem, também estimula os consumidores a aderirem a um abaixo-assinado para que o congresso dos Estados Unidos aprove uma lei que regulamente o uso de nomes de regiões em rótulos de vinho.

Os avisos serão divulgados tanto na Internet quanto nas ruas, sobre a forma de cartazes. Na rede, eles aparecerão em alguns dos sites e portais de maior credibilidade no mundo, como o  NewYorkTimes.com, o WashingtonPost.com o TheEconomist.com.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Mudanças climáticas devem ajudar o cultivo de uvas na Inglaterra

+ O Melhor Vinho: Aproveite a restituição do imposto de renda

+ Vinicultores franceses se unem ao Greenpeace

+ O Melhor Vinho do dia: Celebre o Flamengo campeão
+ Desenvolvida a "língua eletrônica", que distinguirá uvas e safras

palavras chave

Notícias relacionadas