Vinho - 25.Mai - Bons números

Aumenta o consumo de vinhos na Colômbia

por Redação

Vinho ganha espaço na Colômbia
Uma nova cultura vem se desenvolvendo na Colômbia e, com ela, o país tem se transformado em um importante destino para a produção de vinhos do sul do continente e da Europa. Nos últimos anos, o consumo per capita vem aumentando no país: em 2001, consumiam-se 0,3 litros de vinho, em 2010 essa medida chegou a 1 litro.

Apesar de ainda estar longe dos grandes consumidores, como França, Chile ou Estados Unidos, os números são representativos, uma vez que nunca se teve uma cultura de vinhos no país.

Segundo a diretora executiva da Associação Colombiana de Importadores de Licores e Vinhos (Acodil), Martha Patrícia Gonzalez, em 2009 as importações de caixas de vinho aumentaram 21% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram importadas 1,3 milhões de caixas de vinho. Desse número, quase 55% são de vinhos chilenos, seguidos pelos argentinos, que representam quase 30%.

Apesar do aumento no consumo de vinhos em relação à década passada, a diretora da Acodil disse que este ano não foram feitas previsões na associação sobre o desempenho do setor. De acordo com ela, o impacto causado pelo recente terremoto no Chile diminuirá as remessas de seus produtos, o que será ruim para a Colômbia, já que os vinhos chilenos correspondem a mais da metade das importações da bebida no país.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Chávez ameaça desapropriar a única empresa vinícola da Venezuela

+ Vinho para cachorros é lançado na Inglaterra
+ Estudo francês mostra aumento no consumo de taças de vinho

+ Tempestades de granizo atingem Zona de Barolo

palavras chave

Notícias relacionadas