Vinho - 17.Mai - Rosés na França

Aumenta produção de rosés na França

por Redação

No ano passado, as vendas de vinhos rosés tiveram um grande aumento, foram responsáveis por um ganho de 7% na distribuição da bebida. Em vista disso, muitas regiões aproveitaram a boa fase para aumentar a produção de rosés e claret.

Em Bordeaux, por exemplo, a produção foi dobrada para 30 milhões de garrafas. A região pôde felicitar-se, não apenas com um aumento de 18% da comercialização interna francesa de rosés, mas também com as vendas para exportação que atingiram o número de 5,6 milhões de garras enviadas para o norte da Europa, apenas no ano de 2009. O claret, especificamente o Bordeaux - cujos vinhos rosés são os mais coloridos, carnudos e encorpados - se mantiveram com uma produção de aproximadamente 4 milhões de garrafas.

Apesar das regiões de Provence, Loire, Rhône e Bordeaux serem as responsáveis pela grande parte da produção desse tipo de vinho, o sudoeste francês também fez grande avanço nos últimos tempos. Um exemplo disso é o dos Vinhedos de Buzet. A grande corporativa de Lot et Garonne já anunciou uma venda suplementar de 10% de rosés para 2010. Há cinco anos, em cinco garrafas produzidas, uma era rosé. Hoje, esse número passou para uma em três.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...


Venda de vinhos de Rioja cresceu 15% no primeiro trimestre
China inagura bar especializado em vinhos Mouton Cadet
OIV mostra preocupação com o meio ambiente

+ Beber café ajuda a diminuir erros no trabalho

palavras chave

Notícias relacionadas