Vinho - 31.Ago - Acordo

Austrália deverá parar de utilizar termos europeus para classificar vinhos

por Redação

A partir do mês que vem, os produtores de espumantes australianos não poderão mais chamar suas bebidas de champanhe.

A resolução faz parte de um acordo entre Austrália e União Européia. O país concordou em parar de utilizar termos exclusivamente europeus para classificar seus vinhos.

Gradualmente, os vinicultores australianos deverão parar de usar palavras como "Champagne" e "Port" ("porto"), de maneira que a decisão se dê por realizada em setembro de 2011.

O acordo foi feito a pedido do bloco econômico europeu, com o objetivo de proteger nomes que se referem a produtos de regiões de seus 27 países membros.

O termo "Champagne", por exemplo, vem da província homônima localizada ao nordeste da França, onde o espumante foi criado. Da mesma maneira, o termo "Port" é proveniente da região do Porto, em Portugal.

Segundo o comissário encarregado do desenvolvimento agropecuário da UE, Dacian Ciolos, este acordo é de importância fundamental para proteger os interesses do bloco.

"A UE obteve o comprometimento de que os produtores da Austrália irão, gradualmente, diminuir o uso de expressões provenientes da Europa em seus vinhos. Isso é de extrema importância para os produtores europeus", afirmou.

Em contrapartida, os australianos ganharão reconhecimento do bloco econômico europeu às mais de doze técnicas de vinicultura utilizadas no país. Cerca de 100 indicações geográficas da Austrália também receberão proteção da União Européia.

O novo acordo sobre a rotulagem dos vinhos australianos demorou mais de seis anos para ser negociado. Ele irá substituir uma antiga decisão, que expirou em 1994.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vale dos Vinhedos celebra chegada da primavera pedalando

Arquitetos ilustres reformam châteaux em Bordeaux

+ 100 vinhos de 100 pontos serão leiloados para ajudar crianças carentes na Flórida

+ Casa de champanhe lança gaiola desenhada por arquiteta espanhola

Evento traz gigantes do vinho argentino e de Bordeaux a São Paulo

palavras chave

Notícias relacionadas