Revista ADEGA
Busca

Australiano descobre "fórmula" do vinho saudável


As propriedades benéficas do vinho já foram longamente debatidas por uma série de estudiosos, mas há pouco mais de um mês um bioquímico australiano afirmou ter encontrado a fórmula do vinho saudável, capaz de combater uma série de doenças e não fazer mal à saúde.

Natural de Brisbane, Greg Jardine patenteou um grupo de compostos criados durante o processo de produção do vinho que agem no combate à artrite, fadiga crônica e que também tem atuação de anti-inflamatório.

Enquanto estudos anteriores sugeriram que pequenas quantidades de vinho diárias poderiam ajudar os homens a viver mais e melhor, a questão do álcool como um agente de risco também foi muito debatida. Com isso em vista, Jardine elevou as quantidades de antioxidantes no vinho, para que o beneficio seja conseguido com pequenas quantidades de vinho - e, consequentemente, menos álcool. "Nós pegamos esse antioxidante, que está presente no vinho em pequenas quantidades, e elevamos a um nível em que realmente tem efeito em nosso organismo", explicou.

+ Clique aqui e descubra os 10 dos maiores mitos do mundo do vinho

Entretanto, introduzir antioxidantes no vinho faz com que ele tenha uma carga tânica muito grande, o que o torna pouco bebível. Por isso, o bioquímico modificou os componentes, para que sejam lipossolúveis e mais bem assimilados pelo corpo, tornando o vinho "palatável".

A farmacologista da Universidade de Queensland do Sul, Lindsay Brown, testou o processo e afirmou que o vinho realmente melhora a saúde de ratos paralisados pela artrite. "Ele impede totalmente a inflamação e o inchaço e rigidez", afirmou.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinícola californiana envelhece vinhos em alto mar

+ Nelson Mandela empresa nome para linha de vinhos de sua família

Vinho tinto e chá verde podem prevenir Alzheimer

+Barbearia portuguesa cria tradição em torno do vinho

+Almaviva celebra sua 15ª safra em evento no Brasil

Redação
Publicado em 26/02/2013, às 07h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias