Vinho - 26.Set - Combate

Autoridades francesas e chinesas unem-se para combater falsificação de vinhos

por Redação

Autoridades francesas e chinesas estão colaborando para combater a falsificação de garrafas de vinho e educar os consumidores e importadores da China.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um verdadeiro Latour!

Decanter.com
Caixas de vinho consideradas suspeitas
O CIVB - corpo de comércio vinícola de Bordeaux - tem feito visitas-surpresa em supermercados chineses e lojas de vinho para compilar uma base de dados de garrafas falsificadas, a qual foi repassada a investigadores da China.

"Isso é para que eles possam ver as ligações entre empresas que vendem as garrafas falsificadas  e onde elas podem ter sido produzidas na China", disse Thomas Jullien do CIVB, que representa cerca de 60 denominações de Bordeaux e 8.500 produtores.

Jullien disse que as autoridades chinesas se dirigiram ao CIVB para descobrir como lidar com as garrafas falsificadas. "Eles querem estabelecer relações entre importadores e produtores, pois eles precisam de uma prova de que o produto é falsificado".

O CIVB não irá publicar dados sobre o número de garrafas falsas, nem indicar quais marcas foram falsificadas, apesar de imagens obtidas pelo site Decanter.com mostrarem caixas rotuladas com "Forlatour", e um Margaux "Grand Reserve" chamado "Chateau French Tour".  

Como um indício da escala do problema, economistas do governo norte-americano estimam que 8% do PIB da China venha da venda de mercadorias falsificadas, desde vinhos a roupas de grife.

As garrafas falsas "continuam um grande problema (...). Há uma ameaça real de que os consumidores comecem a perder a confiança em algumas das principais marcas vendidas na China".

A educação de vinho tem aumentado na China, protegendo tanto os consumidores como as marcas de Bordeaux, representando cada vez mais uma causa comum, disse Jullien.

Para esse fim, o CIVB está planejando uma série de sessões por todo o país nos próximos três meses para ajudar os consumidores a entender as indicações de rotulagem e denominação.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Próximo ao Rosh Hashaná, vinhos kosher são leiloados em Nova York

+ Vinicultores australianos lutam para proteger área ameaçada por mineradoras

+ Dia Internacional da uva Grenache é celebrado hoje em diversos países

+ China é o principal país importador de vinhos de Bordeaux

+ Consumo moderado de vinho reduz riscos de diabetes em até 84%, diz estudo

palavras chave

Notícias relacionadas