Revista ADEGA
Busca

17.Jul - Avaliação Nacional de Vinhos

Avaliação Nacional de Vinhos terá mais vinícolas participantes em 2009


A cidade de Bento Gonçalves recebe a 17ª edição Avaliação Nacional de Vinhos
A 17ª edição Avaliação Nacional de Vinhos reunirá, em Bento Gonçalves (RS),  um expressivo número de vinícolas nacionais. Participarão do evento em 2009 70 empresas - 8 a mais que em 2008 - de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que apresentarão, ao todo, 312 amostras. O aumento no número de vinícolas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.

Carlos Abarzúa, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), entende que o panorama apresentado traduz a preocupação crescente dos produtores brasileiros com a melhoria contínua da qualidade tanto na elaboração de vinhos quanto no cultivo da videira. "Em 17 anos de Avaliação conseguimos perceber a evolução da vitivinicultura brasileira", destaca.

Encerrado o prazo de inscrição das amostras, o evento coletará os vinhos diretamente dos reservatórios nas vinícolas, trabalho que será realizado ao longo de julho. A degustação e avaliação das 312 amostras, que acontecerá no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, têm início marcado para 17 de agosto e se estenderá por três semanas.

Os 81 enólogos que estarão avaliando as amostras serão divididos em três grupos de 27 profissionais. Cada turma em uma semana. A degustação seguirá as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

As amostras estarão sendo avaliadas em seis categorias de vinhos: Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, acontecerá em 26 de setembro no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever a partir de setembro.

Confira as notícias sobre vinhos brasileiros...

+Vinícola lança espumante feito com uvas do Vale do São Francisco
+Vinhos brasileiros brilham em concurso na Hungria
+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

O Melhor Vinho do dia: Para acompanhar o crescimento da economia brasileira!

Redação
Publicado em 17/07/2009, às 09h23 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias