Vinho - 14.Jan - Vinho espanhol

Baseado em estudos, vinho espanhol ganha cada vez mais espaço nos EUA

por Redação

Embora a crise tenha diminuído o consumo do vinho nos EUA , as exportações espanholas mantiveram uma tendência ascendente durante os primeiros nove meses de 2010, chegando ao valor de 145.700.000 euros e 44,5 milhões de litros em volume, o que levou a um aumento de 10,7% e 14,7%, respectivamente, antecipando um final de ano positivo aos produtores.

Na última década, o consumo de vinho espanhol neste mercado tem crescido a uma taxa de 10%. Se considerarmos que nos últimos dois anos o consumo diminuiu acentuadamente, o crescimento do espanhol na participação dos EUA é ainda mais relevante.

Por segmento, as vendas de vinhos com denominação de origem totalizaram  79.700.000 euros, o equivalente a 20,9 milhões de litros de vinho. Esta categoria foi a única que registou uma ligeira queda de 3,2% em valor e 2,5% em volume nos primeiros nove meses do ano anterior.

No entanto, as vendas de embalagens de vinho espanhol sem denominação de origem para os EUA ficaram em 19,4 milhões de euros e 6,6 milhões de litros, números que representam um aumento incrível de 141% e 100,9%, respectivamente.

Os EUA são um mercado com muitas oportunidades, onde as bodegas procuram o seu lugar, mas o quadro jurídico e a estrutura complexa de canais de distribuição tornam necessário um grande conhecimento no campo. 

Para isso, o Ministério de Indústria, Turismo e Comércio da Espanha tem desenvolvido uma pesquisa de mercado multimídia sobre vinhos para ajudar as empresas a alcançar este conhecimento. Trata-se de um produto interativo, feito em flash, com  três horas de vídeo, que inclui entrevistas com especialistas, consultores, enólogos, jornalistas e importadores. Neste projeto também pode-se verificar sete estudos de mercado, apresentações e informes em arquivos PDF, tudo para que os espanhois crescam cada vez mais no mercado norte-americano.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Viticultor grego é eleito prefeito da segunda maior cidade da Grécia
+ Bordeaux começa a investir nos orgânicos
+ Vinícola australiana encampa campanha contra AIDS

Produtor de vinhos e astro do futebol Americano, Charles Woodson brilha na reta final da NFL
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas


palavras chave

Notícias relacionadas