22.Nov - Vinhos - Mercado

Beaune Hospices aponta preços acima da média para Borgonha 2010

por Redação

Fachada do Beaune Hospices, França

Os preços dos vinhos de Borgonha aumentaram até cinco vezes no 150º leilão beneficente da Beaune Hospices, que aconteceu neste domingo, com os produtores saudando uma safra de alta qualidade e o aumento da demanda internacional.



A venda de vinhos do domaine Beaune Hospices, realizada pela casa de leilões Christie's, tradicionalmente, indica a evolução dos preços para a última colheita e é um dos destaques do calendário de vinho francês.

A Beaune Hospices foi fundada por Nicolas Rolin, o chanceler do duque de Borgonha, que começou a plantar videiras 550 anos atrás. O leilão de vinhos de seus 61 hectares (146 acres) dos vinhedos fornece dinheiro para o hospital público e outras boas causas.

Uma oferta recorde de ? 400.000 foi aceita para o "pedaço do presidente" ou o barril do presidente, composto de 500 litros de vinho. O dinheiro, equivalente a cerca de 800 euros a garrafa, vai para o fundo de pesquisa do câncer.

MAIS: Siga ADEGA no Facebook e concorra ao livro Bebida, abstinência e temperança!



A Borgonha, onde a viticultura remonta aos tempos romanos, pelo menos, é lar de alguns dos vinhos mais caros do mundo. Seus vinhedos aninham nos vales e encostas a oeste do rio Saône, um afluente do rio Ródano, na França oriental.

Segundo produtores locais, o vintage 2010 apresentará baixos volumes produzidos, devido a uma colheita tardia e a uvas pequenas e intensamente aromatizados.

"A coincidência desses dois fenômenos sugere uma safra de alta qualidade", disse Roland Masse, gerente do domaine Beaune Hospices.


ESPECIAL: O paradoxo francês - O debate em torno dos benefícios do vinho para a saúde voltam à tona com a campanha do governo francês contra o consumo de álcool. Mas vinho não é só álcool


Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"

+ Champagnes bicentenários são encontrados na Islândia
+ O Melhor Vinho do Dia: À chegada do Trem Bala

+ Entre socos e trombadas, uma taça de vinho

+ Nordeste dos Estados Unidos espera "safra da década"

+ Tradicional vinícola californiana fecha as portas

+ O melhor vinho do dia: Ao sucesso da Petrobras
Ao sucesso da Petrobras


palavras chave

Notícias relacionadas