Revista ADEGA
Busca

Vinho - 18.Mai.

Beber vinho tinto melhora saúde intestinal


Uma pesquisa publicada no The American Journal of clinical Nutrition, vinho tinto faz bem para o intestino, porque assim o iogurte, é rico em probióticos, que regulam o funcionamento do sistema digestivo.

divulgação

Os voluntários do estudo concordaram em ficar sem beber por um período de duas semanas, chamado de "washout" , em que não puderam beber nada. Em seguida, eles passaram por três fases, cada uma com duração de 20 dias.

Para a primeira fase, os participantes beberam cerca de um copo de vinho tinto por dia. Para o próximo, bebiam a mesma quantidade de vinho tinto, mas desta vez era sem álcool. Finalmente, eles passaram 20 dias bebendo até 100 mililitros de gin diariamente.

Os resultados mostraram que as bactérias presentes no intestino para se funcionamento mudaram nas diferentes fases do estudo: comparando a fase de 'washout' com a que os participantes beberam vinho, com o sem álcool, ocorreu uma melhora na flora intestina; além disso, o vinho reduziu a pressão sanguínea abaixando os níveis de triglicéres e do colesterol 'ruim'. Já o gin apresentou efeitos quase nulos.

Entretanto, eles avisam que não se deve beber mais do que uma média de um copo de vinho por dia, pois isso pode aumentar o nível de acido estomacal e causar refluxo.

Mais notícias sobre vinhos...

Empresa apresenta novas taças que melhoram sabor do vinho
Lançada primeira tampa de rosca para vinhos espumantes
Rede de hotéis cria programa de degustação de vinhos premium
Empresa lança embalagem para conservar vinhos abertos
Ladrões foram presos por roubar selos de vinhos em Champagne

Redação
Publicado em 18/05/2012, às 08h30 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias