Conheça Cono Sur Bicicleta Reserva Carménère 2020
por ADEGA Online
As vinhas de Carménère da Cono Sur são cultivadas no setor mais ao norte do grande Vale do Rapel, na denominação Cachapoal, que se estende de leste a oeste ao longo da bacia do rio Cachapoal.
As altas temperaturas diurnas no verão local, a abundância de luz solar, e a queda em mais de 10ºC durante a madrugada, tornam este terroir um excelente local para o cultivo da Carménere. A variedade necessita de muito sol e calor para amadurecer, pois tem um ciclo muito longo, e se beneficia de um pouco de frio noturno, quando entra numa espécie de dormência, benéfica para a manutenção da acidez natural e integração de aromas nobres.
Cultivados entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira, cercado por inúmeras colinas, os vinhedos estão plantados em solo compostos de argila negra. A argila negra é a mais nobre de todas, e sua coloração se deve à sua origem na lama vulcânica. Rica em titânio e silício tem baixo percentual de ferro e sua composição evita inúmeras doenças que podem atingir os vinhedos.
O Cono Sur Bicicleta Reserva Carménère é um verdadeiro Best Buy, e recebeu AD 89 pontos pela Revista ADEGA.
Tinto elaborado sem passagem por madeira, amadureceu em tanques inoxidáveis durante 9 meses. Grata surpresa, mostra notas especiadas, de ervas e de flores envolvendo sua fruta lembrando ameixas. De corpo médio, tem acidez refrescante, taninos macios e de boa textura e final também médio, com toques de amoras.