Bolo e pães com sabor de Cabernet?

Empresa cria farinha com restos de uvas e garante que ela mantém o sabor dos varietais

por Redação

Que tal preparar um bolo com sabor de Merlot? Não, a ideia não é fazer uma infusão para misturar na massa, mas usar farinha da própria uva. Pelo menos é o que garante a Finger Lakes Wine Flour, empresa que criou uma linha de farinhas usando restos das uvas.

“Inicialmente, estava tentando fazer biodiesel do óleo das sementes de uva. Rapidamente aprendi que as sementes são um pequeno percentual do bagaço que é produzido nas vinícolas. A maior parte é das peles. E elas possuem tantos nutrientes e aqui elas costumam ser descartadas. Então reciclamos todo o bagaço que recebemos”, afirmou Hilary Niver-Johnson, a criadora da farinha.

Sua linha de farinhas possui as variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Riesling, Gewürztraminer e um “blend tinto”. Segundo Hilary, a farinha das uvas deve ser usada como complemento da farinha das receitas convencionais. Ela aponta ainda que os diferentes “sabores” mantêm os perfis de cada variedade.


“Temos tentado combinar cada farinha com uma fruta que mais chegue próximo ao seu sabor. Combinamos Merlot com pratos de morango, Cabernet Sauvignon com amoras, Cabernet Franc com mirtilos, Gewürztraminer com pêssego, Riesling com maçã e Pinot Noir com cereja”, apontou. Ela sugere ainda misturar as farinhas em molhos de macarrão para adicionar sabor.

palavras chave

Notícias relacionadas