Vinho - 22.Jun - Colheita precoce

Bordeaux e Borgonha também terão safra antecipada

por Redação

Junto com Champagne, Bordeaux e Borgonha estão se preparando para a colheita mais antecipada que já existiu, por conta do recorde de horas de luz do sol e temperatura, o que fizeram com que o ciclo vegetativo avançasse.

Divulgação
O ciclo vegetativo avançado antecepará a colheita

A maioria das regiões vinícolas contou com a maturação completa cem dias após o florescimento, o qual é geralmente no final de maio. Esse ano, porém, o mês de maio foi o mais seco, desde que se começou a registrar, em 1920.

John Salvi, jornalista de Bordeaux e ex-negociante, disse que o florescimento já estava bem avançado pelo dia 8 de maio - e pessoas que eu confio me disseram que viram as primeiras flores no dia 1".

Ele adicionou, "as noites frias desse ano, com temperaturas indo de 30 a oito ou nove graus, teriam retardado um pouco as coisas".

Em Pomerol, Jean-Claude Berrouet, enólogo veterano na Petrus e outras propriedades, espera a safra mais antecipada que ele já viu. "Há vinhas que estão indo bem, mas agosto será o fator determinante", ele disse.

Para compreender o que significaria para o vinho, ele comparou 1989 e 1990: "Ambas safras foram marcadas pelo sol. Elas tiveram quase a mesma quantidade de chuvas, luz do sol, e tempo de colheita, mas em 1989 o mês de maio fez quente e avançou o ciclo vegetativo".


Frederic Mugnier,daDomaine Jacques Frederic Mugnier, disse que o risco de uma safra tão precoce é que a maturação pode vir rápido de mais, e como resultado os vinhos não seriam aromaticamente complexos.

Vinicultores deixaram claro, contudo, que eles estão se referindo apenas às datras de colheitas, e que ainda é cedo demais para fazer algum comentário sobre a qualidade da safra.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Com caráter fresco e toque amadeirado, rótulo representa de forma clássica conteúdo do vinho

+ Classificação de vinhos em Saint Emilion é aprovada pelo governo francês

+ Mesmo com a China em alta, EUA são o foco da Vinexpo 2011

+ Com arquitetura moderna, nova adega do Château Cheval-Blanc une simplicidade e elegância

+ Abertura da Vinexpo já inicia debate sobre alta de preços e leis de plantio

palavras chave

Notícias relacionadas