Vinho - 4.Dez

Bordeaux lança iniciativa para ajudar jovens enólogos comprarem propriedade

por Redação

O governo de Bordeaux, França, está lançando uma nova iniciativa para ajudar jovens enólogos a comprarem suas propriedades de enólogos mais velhos próximos da aposentadoria. O plano é da agência nacional, SAFER, em parceria com o Ministério da Agricultura de Gironde.

divulgação

A ideia é ajudar cerca de mil proprietários de vinhedos acima dos 55 anos que não tenham nenhum plano de sucessão. Segundo a agência, muitos são obrigados a trabalhar por mais tempo ou vender as propriedades para vizinhos. O presidente do Ministério da Agricultura, Bernard Artigue, e o presidente da SAFER, Francis Massé, assinaram o acordo durante uma feira de vinhos, visando racionalizar o processo de compras do vinhedo.

"Estamos querendo proteger as vinhas locais. Nós, junto com o ministério, temos parcerias com colégios de enologia e viticultura para treinar a próxima geração de produtores, que será encaminhada a SAFER, para que possa mostrar-lhe o caminho para vinhas que irão atender suas necessidades", disse Massé.

O processo de mapeamento de proprietários existentes que se aproximam da idade da reforma já começou em Entre-Deux-Mers e será estendido no próximo ano para toda região de Bordeaux. "Queremos dar vitalidade de volta para o setor. Estamos registrando não só a localização das propriedades, mas o seu terroir, tamanho, estilo de vinho, os principais mercados e estratégias de vendas, para que possamos oferecer a melhor estratégia a um produtor jovem", explicou ele.

Mais notícias sobre vinhos...

Indústria vitivinícola do Napa vale mais de 50 bilhões de dólares
Produtor cria resort para amantes de vinho em Riverside
Brasil pode ser um dos próximos grandes mercados de vinho
Vinhos bons não precisam ser caros, revela pesquisa
Reino Unido implanta orgão para proteger investimentos vinícolas

palavras chave

Notícias relacionadas