Vinho - 10.Fev - Aquecimento Global

Bordeaux lança novo sistema de redução de carbono

por Redação

A região de Bordeaux tem como objetivo principal ser a "líder mundial em sustentabilidade" na área vinícola, e para isso espera lançar um novo Sistema de Gestão Ambiental.

O Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB) anunciou a iniciativa como parte de seu comprometimento em reduzir 75% da emissão de carbono até 2050. Segundo o planejamento, em 2020 as emissões deverão ser 25% menores que as atuais.

Em 2008, uma pesquisa estimou que a região é responsável pela emissão de 200 mil toneladas de CO2 por ano. Por isso, o intuito deste novo sistema é facilitar a redução do impacto ambiental das empresas que trabalham no setor.

O CIVB vai fornecer treinamento e documentação necessários para ajudar as companhias a trabalhar com pegadas de carbono menores, além de criar sistemas de redução do impacto ambiental provocado.

No decorrer de 2010, o conselho irá rodar um projeto piloto com 20 companhias, com a intenção de conseguir certificados internacionais nesta área.

Elizabeth Galineau, do Chateau Dillon, que já trabalha com a sustentabilidade desde 2004, afirmou que lá ocorre a reciclagem de todos os resíduos e que há um centro de tratamento de água, "o que ajuda a garantir o usemos somente um quinto da água que os outros Chateaus usam".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Coleção de Lloyd Flatt será leiloada em março
+ O Melhor Vinho do Dia: Ao belo e alegre carnaval de Veneza!

+ Latas de alumínio ganham espaço por serem menos prejudiciais
+ Mendoza se torna rota alternativa para turistas na América do Sul
+ Indústria de cortiça destina 20 milhões de euros para estratégias promoção

palavras chave

Notícias relacionadas