Café - 13.Jan - Primeiro

Brasil amplia seu domínio no mercado mundial de café

por Redação

Segundo informe do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), em 2009 o Brasil ampliou seu domínio no mercado mundial, chegando a monopolizar cerca de 32% das vendas totais do grão.

Neste período, o país exportou 30,3 milhões de sacas de café, uma alta de 3% em relação a 2008. A variedade mais comercializada foi a arábica, que também é a de maior qualidade e valor. Segundo consta, o Brasil ampliou as exportações em 9%, chegando a um total de 26,2 milhões de sacas, o que corresponde a 46% do mercado internacional nesse tipo de grão.

O diretor-geral do Cecafé, Guilherme Braga, mostrou entusiasmo com os dados, e afirmou que a perspectiva para 2010 é animadora. Se seguir as previsões, o Brasil deve manter o volume das exportações em 30 milhões.

Em 2009, a Alemanha foi o principal destinos dos nossos grãos, com 6 milhões de sacas (aumento de 17%), seguida pelos EUA, com 5,8 mi de sacas (aumento de 13%). Outros mercados importantes foram a Itália, Japão, Bélgica e Espanha, que juntos contribuíram com cerca de 7,5 milhões de sacas.

Atrás do Brasil, que é líder nas exportações, está o Vietnã com 18% do mercado internacional, e a Colômbia, com 8%.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Produção de café na África deve aumentar 50% até 2025

+ Estudo indica que café não cura ressaca

+ Vietnã deve fechar o ano com aumento de 15% nas exportações de café

+ Café pode agir contra câncer de próstata

+ Chineses estão bebendo mais café

palavras chave

Notícias relacionadas