Vinho - 29.Abr - Primeiro

Brasil apresenta primeiro azeite de oliva extravirgem produzido no país

por Redação

O Brasil consome anualmente 23 mil toneladas de azeite de oliva e outras 49 mil t de azeitonas, mas nenhuma parte deste volume vem do próprio país. Como o clima não é o mais apropriado para o cultivo, deixamos de plantar árvores de azeitonas e suprimos a demanda através da importação de produtos vindos principalmente da Espanha, Portugal e Itália.

Mas esta história tende a mudar. Ontem, 28 de abril, foi apresentado pela Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, o primeiro azeite de oliva extravirgem produzido no Brasil com azeitonas adaptadas para o nosso clima.

A produção de azeitonas e azeite de oliva no Brasil coroa um processo de cerca de 30 anos de trabalhos de adaptação do cultivo, tipicamente mediterrâneo, ao clima de um país tropical.

A Epamig experimentou diferentes variedades de oliveiras antes de encontrar as mais apropriadas às nossas condições e atualmente faz testes com sete variedades em diferentes regiões do estado mineiro. A empresa calcula que este ano poderá colher cerca de 50 toneladas de azeitonas, volume suficiente para produzir 20 mil litros de azeite.

Segundo Cláudio Ferreira, pesquisador da Epamig, a principal vantagem das oliveiras cultivadas no Brasil é que podem dar frutos com apenas quatro ou cinco anos, período muito menor do que as européias, que demoram de dez a doze anos. "Depois seis anos, ela já alcança a produção média, que é de 25 kg de azeitonas por planta", explica Ferreira.

Confira as últimas notícias sobre o azeite...

+ Azeite extra virgem pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

+ Espanha promove iniciativa para fomentar o consumo de azeite na França

+ Descobertas propriedades antiinflamatórias no azeite de oliva extravirgem

+ Derivados do azeite podem ajudar a tratar câncer e Alzheimer

+ Universidade espanhola estudará os efeitos do azeite no câncer de mama

palavras chave

Notícias relacionadas