Revista ADEGA
Busca

Café - 31.Mai - Consumo

Brasil será o maior consumidor de café em 2012


Aumento de 4% ao ano pode tornar o Brasil o maior consumidor de café do mundo
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil é o que mais cresce mundialmente, com taxas de crescimento anuais entre 4 e 5%.Baseados nesses dados, pesquisadores prevêem que em 2012 o Brasil possa se tornar o maior consumidor da bebida no mundo.

Apesar de mais de 97% dos brasileiros acima de 15 anos consumirem café, o país ocupa a segunda posição no consumo de café mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e das suas mais de 20 milhões de sacas consumidas por ano. Mas a meta nacional é chegar a 2012 com um consumo de 21 milhões de sacas.

Primeiro produtor mundial de café, o Brasil teve só no ano passado um aumento de 4,15% em relação a 2008. A previsão do setor é que, este ano, o consumo cresça 5%, passando para 19,31 milhões de sacas. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia são os maiores produtores.

"Esse aumento é resultado da melhoria da qualidade que vem sendo oferecida ao consumidor, além das campanhas de esclarecimento dos benefícios do café para a saúde", informou a Abic.

Além de consumir mais xícaras, o brasileiro também está procurando mais diversidade e praticidade de outros produtos provenientes do café, como expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Legendárias bodegas se unem para começar produção em Rioja, na Espanha

+ Adega inovadora é atração em feira de decoração

+ Importação de espumantes argentinos sobe no Brasil em 2010

+ Britânicos farão viagem de 375km para ajudar instituição

+Lenda do golfe, Jack Nicklaus, terá linha de vinhos com seu nome

+ Vinícola Miolo foca na região da Campanha Gaúcha

Redação
Publicado em 31/05/2010, às 07h52 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias