Vinho - 18.Jan - Espumante

Brasil tem grande potencial no mundo do vinho, diz especialista

por Redação

Segundo o engenheiro químico e professor da FGV, Valdiney Ferreira, afirmou à Agência Brasil, o Brasil tem potencial para crescer e se fazer forte no mundo dos vinhos.

"Assim como ocorre em outros setores, a indústria do vinho é como 'uma cereja de bolo', ou seja, todos querem se posicionar bem aqui porque as expectativas a curto prazo são bastante altas. O mercado está em ascensão", declarou Ferreira.

Ainda de acordo com o professor, a produção brasileira está em expansão. As estimativas são de cerca de 300 milhões de litros por ano, mas de agora em diante, devemos nos preocupar também com a qualidade. "A produção por ano é crescente. Mas o percentual de vinhos finos ainda é muito baixo", explicou.

"Tem um carro chefe nosso que está ficando cada vez mais promissor e está tendo um reconhecimento internacional muito grande, que são os vinhos espumantes. A gente tem espaço para competir no mercado internacional".

Na última década, a venda de uvas para a produção de espumante cresceu 340%. Apesar de o Rio Grande do Sul ser o estado que mais produz a bebida, também há cultivo em Santa Catarina e nas regiões semiáridas brasileiras. Essa diversidade regional, segundo pesquisadores da Embrapa, é o triunfo do Brasil.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Número de adegas nos EUA cresce e chega a 6.223

+ O Melhor Vinho do dia: Novo presidente do Chile

+ Venda de vinhos pode ajudar a apaziguar a situação no Haiti

+ Os cinco recordes do mundo do vinho

+ O Melhor Vinho do dia: Semana da moda

palavras chave

Notícias relacionadas