Vinho - 01.Jun - Em busca do gigante asiático

Buscando mercado asiático, Chile faz harmonização com pratos chineses

por Redação

Uma das apostas chilenas foi combinar o tradicional "dim sum" com um sauvignon blanc
Para tentar promover seus vinhos no mercado asiático, o Chile tentou uma abordagem diferente das que já haviam sido feitas até então. Na mostra de seus vinhos na Exposição Universal de Shanghai, cada vinho do país foi servido junto a um prato típico chinês.

"Temos trabalhado muito na harmonização entre a comida chinesa e o vinho chileno. Nos demos conta de que, para cada prato tradicional da China existe um vinho chileno que combina perfeitamente", explicou o presidente da Associação de Vinhos do Chile, René Merino.

Desta forma, os chilenos combinaram "pato lacado", um dos pratos mais característicos de Pequim, com merlot noir e pinot noir, enquanto um sauvignon blanc foi servido junto ao popular "dim sum". 

"Estamos tentando mostrar para os asiáticos que vinho pode ser algo normal de se beber", disse a representante de umas das 42 produtoras de vinho presentes no evento, Cristián Urzúa. "Deve-se educá-los para o mundo do vinho. É difícil, mas é apenas uma questão de tempo", completou.  

Apesar dos juros ainda elevados dos vinhos chilenos, a China é um de seus 10 principais mercados. São exportados 70 milhões de dólares, de um total de 1400 milhões. Já os vinhos chilenos representam 6% do mercado de vinhos importados pela China, ocupando o quarto lugar em vendas, atrás da França, Austrália e Itália.



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