Revista ADEGA
Busca

Vinho - 09.Jun - Ecologicamente correto

Buscando sustentabilidade, evento lança novo tipo de filtro de vinhos


Durante o último Sitevi (Salão Internacional de Tecnologia Vitivinícola e Arborícola), realizado na Argentina no final do mês passado, o conceito de sustentabilidade foi muitas vezes repetido por expositores e visitantes.

Os filtros de vinho comuns já poderão ser substituídos por filtros melhores e ecologicamente corretos

Alguns passos nesse sentido já foram dados pela indústria de vinhos, já que o próprio setor é extremamente dependente do meio ambiente. Desta forma, produtos que visam fornecer uma maior sustentabilidade ao setor são sempre bem recebidos.

Pensando nisso, a empresa americana Pall apresentou no evento um novo tipo de filtro para vinhos. A sua diferença em relação aos comuns é a economia de energia, água e combustível que ele é capaz de fazer.

Na lavagem e limpeza do filtro, o produto lançado pela Pall utiliza 80% menos água do que os tradicionais. Quanto ao combustível, existe uma redução de 50% em seu uso, já que o novo produto permite "pular" várias etapas da filtração.

"A filtração também é melhor. Ele elimina pelo menos sete vezes menos do que os filtros normais, o que significa menos vinho jogado fora. Desta forma os produtores tem um meio de evitar a perda de vários milhares de dólares por ano", disse o vendedor da Pall, Santos Miyara.

A companhia norte-americana foi classificada pela revista Newsweek como a "Top Green Company", pelo lançamento do novo filtro ecologicamente correto.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Construção de trem na França desperta ira de viticultores

+ Consumidor chinês se torna presa fácil para aproveitadores

+ Australianos criam site para mudar a imagem de seus vinhos

+ Brasil quer aprender com vinhos sul-africanos

+ Para expandir seu mercado, Espanha traz vinhos para o Brasil

+ Viticultores franceses aderem à causa ambiental

Redação
Publicado em 09/06/2010, às 08h30 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias