Café - 21.Set - Café é saúde

Café diminui o risco de gota em idosas, diz estudo

por Redação

Segundo um estudo, pequenas doses de café ao longo do dia podem diminuir substancialmente o risco de mulheres idosas desenvolverem gota.

Caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, a gota acomete uma em cada 20 mulheres depois da menopausa. Entre os sintomas da doença, estão o inchaço das articulações e dores intensas. Apesar de não existir cura, diversos tratamentos podem resolver o problema, como uma dieta controlada livre de gorduras.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA, analisaram os casos de gota de 89.433 mulheres inscritas em um programa de acompanhamento médico, iniciado em 1976. Eles descobriram que os riscos da doença foram menores quando a voluntária analisada tinha o hábito de beber café. Logo, os cientistas concluíram que uma vida inteira consumindo a bebida diminui significativamente as chances de um primeiro ataque de gota.

Em 2007, cientistas canadenses já haviam realizado estudos que comprovavam que o consumo de café reduz a quantidade de ácido úrico armazenado no organismo, evitando, assim, a gota. Entretanto, a conclusão só havia sido comprovada em homens e os especialistas não poderiam dizer se o mesmo ocorria com as mulheres, principalmente por causa alterações hormonais causadas pela menopausa.

Nesta última pesquisa, entretanto, foi verificado que as mulheres que bebiam de um a três cafezinhos por dia tinham 22% menos chances de desenvolver o mal, do que aquelas que não consumiam a bebida. Já as voluntárias que tinham o costume de ingerir mais do que quatro xícaras de café diariamente apresentaram 57% menos riscos de gota.

Apesar dos resultados, os cientistas destacam que uma alimentação livre de gordura continua sendo a melhor prevenção contra a doença. Até porque se o café fosse suficiente para afastar o perigo da gota, não existiriam casos do mal no Brasil, o segundo maior consumidor mundial da bebida.

ESPECIAL: Química do café - Quais os compostos presentes no café que são importantes para a saúde?

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Café brasileiro dá nome à última prova da Fórmula Indy nos EUA

+ Consumido com moderação, café pode prevenir doenças cardíacas

+ Ministério estipula novas normas para manter qualidade do café brasileiro

+ Produção brasileira de café pode bater recorde este ano

+ Cafezais do século XIX voltam à ativa em Goiás

palavras chave

Notícias relacionadas