Revista ADEGA
Busca

Café - 28.Mai - Saúde

Café pode reduzir riscos de câncer de próstata


Um estudo feito por especialistas da Harvard Medical School indicou que o consumo de café pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento de formas agressivas de câncer de próstata.

Para realizar a pesquisa, o consumo de café de quase 50 mil homens foi monitorado entre o período de 1986 até 2006. A conclusão depois de 20 anos foi de que aqueles que consumiam grandes quantidades de café tinham 60% menos de chances de apresentar tumores na próstata, do que aqueles que não bebiam.

Não se sabe exatamente qual dos componentes do café é o responsável por esse efeito positivo. Entretanto, já se conhecia o fato de que a bebida tem influência sobre a quebra as moléculas de açúcar e também sobre os índices de produção dos hormônios sexuais - dois fatores que já foram relacionados ao câncer de próstata em outros estudos.

"Poucos fatores ligados ao estilo de vida foram associados de forma consistente aos riscos de câncer na próstata, especialmente aos riscos de formas mais agressivas da doença, então será muito estimulante se esse vínculo for confirmado em outros estudos", disse a pesquisadora Kathryn Wilson.

Além da possível ajuda no combate do câncer de próstata, o café contém minerais e antioxidantes que limitam danos causados pela liberação de energia nas células nos tecidos. Entretanto, os especialistas aconselham a não exagerar no consumo: "Não recomendamos que homens , influenciados por este estudo, adotem o hábito de beber muito café, até porque o alto consumo de cafeína pode causar outros problemas à saúde", disse a representante da entidade beneficente The Prostate Cancer Charity, Helen Rippon.  

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Governo irá testar e classificar o café nacional
+ Beber café ajuda a diminuir erros no trabalho
+ Tomar café pode ser benéfico para pessoas com problemas cardíacos
+ Exportações brasileiras de café crescem 8,3% em abril

+ Peru espera exportar 5 mil toneladas de "café femenino"

Redação
Publicado em 28/05/2010, às 05h46 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias