Revista ADEGA
Busca

Café - 09.Jun - Atração turística

Cafezal no centro de São Paulo é o maior do País


Entre grandes prédios, o cafezal do Instituto Biológico marca o início da colheita brasileira
Uma pequena mancha verde próxima ao parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, surpreende quem olha com mais atenção. Muitos não sabem, mas atrás do antigo prédio do Detran paulista existe o maior cafezal urbano do Brasil.

Com dez mil metros quadrados, dentro do terreno do Instituto Biológico paulista, o cafezal produzirá este ano cerca de 400 quilos de café torrado. A colheita começou a ser feita ontem e marca o início da safra brasileira.

A ideia veio de Paris. Todos os anos, o início da safra da uva é marcado por uma colheita simbólica de um parreiral instalado no meio da capital francesa. Em 2006, os brasileiros tiveram a idéia de fazer o mesmo, mas com o maior produto nacional: o café.

Mais de 1.500 árvores foram plantadas no IB, tornando a plantação um dos maiores cafezais urbanos do mundo. Agora, com a mudança do Museu de Arte Contemporânea para o antigo prédio do Detran, o instituto planeja construir uma cafeteria no local e criar uma pequena torrefação de café para os visitantes.

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Cláudia Raia e Murilo Rosa se arriscam como baristas em lançamento de cafeteria

+ Evento promove café brasileiro na alta gastronomia chilena

+ Brasil será o maior consumidor de café em 2012

+ Café pode reduzir riscos de câncer de próstata

+ Governo irá testar e classificar o café nacional

Redação
Publicado em 09/06/2010, às 06h39 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias