Vinho - 17.Jan - Espanha

Cantabria lidera o consumo de vinho na Espanha, enquanto tradicional La Rioja aparece na "rabeira"

por Redação

Os cántabros estão no topo do consumo de vinho na Espanha, com aproximadamente 17,7 litros por pessoa ao ano, praticamente o dobro da média nacional, que é 9,5 litros. No entanto, os riojanos consomem uma média de 6,4 litros de vinho por pessoa ao ano, permanecendo no final desse ranking, ao lado de comunidades como Murcia (6,3 litros) e Extremadura (5,7 litros). Essas são as principais conclusões do recente estudo da revista Distribución y Consumo, editada pela empresa Mercasa.

A pesquisa indica que a maior parte do vinho que se consome em Cantabria é o vinho de mesa, seguido pelos denominados vinhos tranquilos (de melhor qualidade) e, em menor medida, os espumantes e outros tipos de vinho. Desta forma, cada cántabro bebe ao ano uma média de 12 litros de vinho de mesa, a maioria tinto, e 4,3 litros de vinhos tranquilos, os que também têm como maior parte o tinto.

Por comunidades, após Cantabria aparece: Baleares, com 15 litros per cápita; Astúrias, com 13,2; Catalunha, com 13,1; País Basco, com 11,7; Galícia, com 10,8 litros; e Castilla e Leão, com 10,2 litros.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Viticultor grego é eleito prefeito da segunda maior cidade da Grécia
+ Bordeaux começa a investir nos orgânicos
+ Vinícola australiana encampa campanha contra AIDS

Produtor de vinhos e astro do futebol Americano, Charles Woodson brilha na reta final da NFL
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas

palavras chave

Notícias relacionadas