Cartas

Escreva par a redacao@revistaadega.com.br

por Redação

PROMOÇÃO "A ARTE DE FAZER UM GRANDE VINHO"
ADEGA, nesta edição, sorteia entre seus assinantes o livro "A arte de fazer um grande vinho", de Edward Steinberg, que conta como Ângelo Gaja, um dos principais produtores da Itália na atualidade, transformou o Barbaresco em uma celebridade entre os enófilos. E a sorteada foi:
Ana Cristina de Souza.

PROMOÇÃO QUINTA DOS MURÇAS
Nesta edição de ADEGA, e na próxima, sortearemos dois assinantes que receberão em casa uma garrafa do vinho Quinta dos Murças Reserva 2008 ou do Assobio 2009. Ambos os vinhos são feitos pela Quinta dos Murças, no Douro, pertencente ao grupo que também é proprietário da Herdade do Esporão. Os assinantes contemplados desta edição são:

Luiz Marcio Malzone - receberá o Assobio 2009

Marcos Antônio D'Ottaviano - receberá o Quinta dos Murças 2008

VINHOS ANTIGOS BRASILEIROS
Sou um toupeira no quesito vinho, adoro, saboreio, mas sou do tipo gosto ou não... Não entendo nada, não me prendo em preço ou lágrima ou aroma ou todos estes quesitos importantes para um enólogo. Sim, sou o pesadelo deles. Só sou exigente quanto ao tipo... Não gosto de vinho branco, gosto de tinto, ou Shiraz ou Merlot, e também não aprecio as tais uvas misturadas. Sou leiga, mas apreciadora e preciso de uma orientação, indicação se possível. Ganhei quatro vinhos da década de 80 que estavam na adega de meu avô falecido há pouco. Não são vinhos caros e muito menos raros, mas eu gostaria de entender por que uns amigos insistiram horrores para eu os presenteasse com as tais garrafas. Dizem eles que seria para completar a coleção deles... Por que esses vinhos comuns tem valor em coleção? Não entendi. Vocês podem me indicar como eu posso descobrir o porquê do interesse? Anexei algumas fotos das garrafas.
Fanny

Cara, certamente é difícil explicar o porquê de enó los terem interesse em determinados vinhos. Há quem aprecie somente vinhos jovens, mas também os que só se interessam pelos mais antigos. Esses vinhos que você ganhou (Don Eudes, Cavas de Weinert, Carrascal etc), como você mesma disse, foram bem comuns, especialmente na década de 80, apesar de não terem grande valor comercial. Talvez esse seja o atrativo.

SELEÇÃO TOP 100
Gostaria de saber como vocês fizeram a seleção de vinhos do seu top 100 que foi publicado na edição 87.
Plínio Pereira

Caro, a seleção do nosso top 100, publicada na edição passada, foi feita com todos os vinhos que provamos e foram publicados na revista ADEGA e na revista Almanaque do Vinho durante todo o ano de 2012. Como você viu, separamos por tipo e categorias de preço, e, dentro desses escopos, pinçamos os com melhores pontuações.

#Q#

DÃO PARA SEMPRE
Sempre gostei muito dos vinhos da região do Dão. Comprava sempre que podia. Sempre acreditei no potencial desses vinhos. Infelizmente, não guardei nenhum dos que comprei nas décadas de 1980 e 1990. Se soubesse que eles eram tão longevos, certamente teria guardado alguns, ou então, comprados mais garrafas. Parabéns pela reportagem publicada na edição 87 sobre os vinhos antigos dessa região. Fiquei com água na boca. Agora vou comprar mais algumas garrafas e guardar.
Carlos Leiva

GARNACHA
Não é a primeira vez que vejo uma matéria em ADEGA sobre Espanha em que a casta Garnacha é apontada como um dos principais destaques. Estou curiosos em provar. Onde encontro os vinhos da Vintae, do entrevistado na edição passada?
Eldes Lima

Caro, os vinhos da Vintae são importados pela Viníssimo. Além do vinho avaliado na edição passada (La Garnatxa Fosca del Priorat 2010), eles trazem ainda mais duas: La Garnacha Olvidada de Aragon 2009 e La Garnacha Salvaje del Moncayo 2009.

NOVO RÓTULO
Na edição 87, na página 47, entre os vinhos Best Buy destacados no top 100 da revista ADEGA, o vinho Jota Pe Varietal Riesling 2011 da vinícola Perini tem um novo rótulo. Agora a linha se chama Arbo.

palavras chave

Notícias relacionadas