Revista ADEGA
Busca

Vinho - 06.Set - Inovação

Casa de champanhe trocará rolha de cortiça por tampa de alumínio


Esta será a primeira vez em 350 anos, que a cortiça não será utilizada para lacrar um espumante
Durval-Leroy, uma das maiores casas de champanhe do mundo, irá começar a selar suas garrafas com tampas de alumínio, até o final deste ano.

As tampas de metal já estão sendo utilizadas em muitos vinhos, cerca de 15% da produção mundial. Essa mudança ocorreu, principalmente, para evitar que defeitos na rolha de cortiça permitissem a entrada de oxigênio, alterando, assim, o gosto do vinho.

No entanto, até então, se pensava ser impossível desenvolver uma tampa de metal forte o suficiente para agüentar a pressão de uma garrafa de champanhe. A sua força chega a atingir um valor equivalente a três vezes a pressão de dentro de um pneu de automóvel, o suficiente para que ela voe em uma velocidade de 40 quilômetros por hora.

Aparentemente, este problema foi resolvido. No próximo mês, a empresa canadense Alcan Packaging irá lançar uma nova tampa de alumínio, designada como "revolucionária". Não foram divulgadas muitas informações sobre o novo produto, pois a companhia prefere esperar seu lançamento, mas membros do setor vitivinícola acreditam se tratar de uma tampa capaz de agüentar a pressão dos espumantes.

Esta será a primeira vez em 350 anos de história, que a cortiça não será utilizada para lacrar um espumante. A decisão deixou o mundo do vinho surpreso e muitos alarmaram a Durval-Leroy quanto à perda de um dos mais prazerosos rituais de se beber champanhe - o ato de estourar a rolha.

Segundo o jornalista e crítico de vinhos Adam Lechmere, entretanto, esta será uma perda 99% sentimental. "Eu sei que deve ter sido igualmente triste quando pararam de utilizar pele de cabra e passamos colocar o vinho em garrafas".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Marca francesa é resgatada por ex-presidente da Cartier

+ Produtores devem criar mais razões para se comprar champanhe, diz estudo

+ Nove novos Mestres do Vinho são anunciados

+ Fora do esperado, colheita começa em Bordeaux com Château Haut-Brion

+ Evento do vinho nos EUA será realizado em zoológico

Redação
Publicado em 06/09/2010, às 10h50 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias