Revista ADEGA
Busca

Vinho - 20.Jul - Compradores de Hong Kong

Casas de leilões têm chineses como principais compradores de vinhos caros


Divulgação
Leilão da Christie's
Colecionadores de vinho, particularmente de Hong Kong, compraram vinhos pelo valor de mais de 140 milhões de euros em leilões que ocorreram ao longo do primeiro semestre desse ano, o dobro do gastado no mesmo período do ano passado. Embora as compras tenham crescido, os preços das garrafas de vinho têm se estabilizado.

"A taxa de crescimento dos preços decididamente desacelerou", disse Jack Hibberd da Liv-ex. "Com certeza a Lafite chegou no seu ápice de preço".

A caixa de Château Lafite-Rothschild tem sido vendida por entre 12 mil e 20 mil dólares durante os últimos cinco meses, segundo Hibberd.

A casa de leilões Christie vendeu por 46,8 milhões de dólares, em grande parte os cinco Grand Crus de Bordeaux, durante esse semestre, o que significa um aumento de 125% sobre o mesmo período do ano passado. Já a Sotheby's totalizou 53,1 milhões, um aumento de 43%.

Os compradores de Hong Kong adquiriram mais da metade dos vinhos nas duas casas.

"O mercado de Hong Kong está crescendo ano após ano. Há mais e mais colecionadores", disse Charles Curtis, diretor de vinhos da Christie's na Ásia. "Cada vez uma parte maior dos vinhos leiloados, que iam permanecer em Hong Kong, acabam na própria China. Parece que há uma sede insaciável de vinho por toda parte".

Jamie Ritchie, da Sotheby's, disse que os compradores dos EUA foram os mais decididos e os que mais gastavam dinheiro durante 15 anos: "Desde o ano de 1994 até meados de 2008, Nova York foi a líder. Agora é outra cidade".

Curtis prevê que a Ásia seguirá dominando o mercado durante pelo menos mais 20 anos.

E MAIS: Demanda chinesa por vinhos de Bordeaux cresce, mas exige qualidade

Mais notícias sobre vinhos...

+ Estudo canadense mostra a dependência do país em vinhos importados

+ Voltado para as consumidoras, vinho francês tem rótulo delicado e feminino

+ Vinho sul-africano mostra lado sofisticado em projeto

+ Rio Grande do Sul tem a maior safra já colhida, superando recorde de 2008

+ Jornalistas alemães e austríacos descobrem a serra andaluza, na Espanha

Redação
Publicado em 20/07/2011, às 07h57 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias