Vinho - 28.Dez - Negócios

Casas de leilões venderam mais de US$ 350 milhões em vinhos em 2010

por Redação

Os grandes vinhos franceses fazem cada vez mais sucesso entre os asiáticos
As casas de leilões venderam mais de 350 milhões de dólares em vinho em 2010, valor que se aproxima ao do ano de 2007, o último antes da crise financeira que abalou principalmente a Europa e os Estados Unidos.

Nesse ano, aliás, apesar da recuperação de americanos e europeus o sucesso se deu devido à voracidade dos compradores oriundos da Ásia.

As vendas na Ásia foram "particularmente fortes", declarou John Kapon, presidente e diretor de leilões da Acker Merrall & Condit, que declarou vendas totais de 98,5 milhões em 2010.  "Hong Kong já superou Nova York como maior centro mundial de leilões de vinho", disse Kapon.

Além da Acker Merrall, a Sotheby's e a Christie's , duas das mais tradicionais casas do mundo anunciaram terem vendido em 2010  88 e 71 milhões de dólares em vinhos finos, respectivamente.

"Na Ásia, é preciso ter uma visão nuançada do mercado. Taiwan, Hong Kong e Cingapura são compradores relativamente maduros. Mas a China continental possui todas as características de um mercado mais novo", ele explica Charles Curtis, diretor da Christie's para vendas de vinho na América do Norte, que vai deixar seu cargo para assumir a direção das operações da empresa em Hong Kong, a partir de janeiro.

"Nos mercados mais novos, as pessoas tendem a focar primeiro as marcas que são top de linha", afirma Curtis, explicando o boom de vendas de Bordeaux premier cru, como Lafite-Rothschild e Haut Brion.

E MAIS: Uma feira de tendências - London International Wine Fair mostra o porquê de o mercado inglês tradicionalmente ser um grande definidor de tendências

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas
+Contrariando tendência, franceses desenvolvem método para diminuir teor alcoólico
+ Pesquisa australiana ajuda a desvendar gosto do consumidor
+ Compositor de Cats leva seus vinhos a leilão
+ Fraude envolvendo vinho leva 20 pra cadeia, na Inglaterra


palavras chave

Notícias relacionadas