Revista ADEGA
Busca

Vinho - 14.Jun - Internacional

Casta espanhola "alvarinho" será cultivada na França


A uva espanhola é a mais nobre das castas brancas ibéricas
A CTPS (Comitê Técnico de Sementes e Plantas), do Ministério da Agricultura da França, acaba de se pronunciar a favor da entrada da casta espanhola Albariño, mais conhecida no Brasil como "alvarinho", para a lista de uvas permitidas para o cultivo no país.

O interesse francês na uva espanhola é tão grande atualmente que a sua inscrição foi feita apenas com base nos dados técnicos que o país tinha sobre a casta. A Albariño não passou por uma fase de experimentação, como é feito com a maioria das uvas estrangeiras.

No entanto, a proposta da CTPS é que as autoridades vitícolas regionais dêem permissão apenas para o cultivo em terras cujo proprietário aceite se inscrever em uma rede nacional de experimentação.

A procura pela Albariño vem aumentando no mundo. Áreas como Gisborne, Hawke''s Bay, Northland e Marlborough, na Nova Zelândia, acabam de produzir a sua primeira safra da uva, com resultados promissores. Segundo a revista neozelandesa Winegrowers, o vinho produzido a partir da casta espanhola é fácil de beber, como o pinot gris, com sabores similares ao da Gewürztraminer, mas de uma forma mais leve e fresca.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Miolo oferece últimas vagas para segunda turma do Programa Winemaker 2010

+ Região francesa muda de nome por causa de usina nuclear

+ Ocorre esse mês, na França, um dos maiores eventos do vinho

+ França organiza competição de sommeliers no Brasil

+ Copa dos Vinhos no Rio de Janeiro atrai celebridades

+ Vinhas são a nova aposta da cidade do Rock and Roll nos EUA

Redação
Publicado em 14/06/2010, às 06h25 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias