Cava pode ter denominação de origem rival em Penedès

por Redação

Descontentes com o rumo que a DO Cava vem tomando nos últimos anos, grandes produtores de vinhos da região estão deixando o sistema para trabalhar numa nova denominação para espumantes, Conca Del Riu Anoia, em Penedès, mesma região onde são produzidos os vinhos Cava.

"Depois de 150 anos, Cava se tornou uma DO orientada pelo volume, com nenhuma distinção geográfica em termos de clima e solo. A imagem dela ficou pobre, com padrões de vitivinicultura baixos. Por essa razão, nós decidimos começar do início e criar uma designação de vinhos orientada pela qualidade", explicou o produtor Pepe Raventos.

Raventos não é o único a criticar os rumos da DO. Em novembro passado, dezenas de produtores saíram do sistema por não concordar com os métodos utilizados. Conca Del Riu Anoia deverá abranger uma pequena área que cerca o Vale do Rio Anoia, no leste de Penedès. Um aspecto chave para a apelação serão as regras rígidas de produção.

"Sob as nossas regras, os produtores terão que pagar pelo menos 1 euro por quilo de uva - os preços atuais são de 0,2/kg. Os vinhedos deverão ser certificados como orgânicos, as vinhas terão pelo menos dez anos de idade e a produção estará num máximo de 10 mil kg/ha. Além disso, aumentaremos o período mínimo de repouso das garrafas de 9 para 18 meses e apenas variedades indígenas de leveduras poderão ser usadas", explicou Raventos.

O produtor irá apresentar a proposta ao Conselho Regulador nos próximos meses, mas já existem muitos produtores criticando a medida. "Me parece covardia o que Raventos está fazendo conosco. É mais fácil abandonar a DO do que lutar para fazer mudanças significativas", comentou a vinicultora Eva Plazas.

Mais notícias sobre vinhos...

Casa Madeira vive boom de vendas de suco kosher na Páscoa

Vinho oficial da Copa do Mundo de 2014 é revelado

Coppola compra vinícola e aumenta produção

Mercado de vinho se recupera em 2012

Consumo de Champagne pode aumentar a inteligência

palavras chave

Notícias relacionadas