Revista ADEGA
Busca

Palavras e uvas

Celebre o Dia do Livro com um bom volume e uma taça de vinho

Neste dia 23 de abril, é celebrado o dia do livro, e poucas coisas podem ser mais reconfortantes que uma boa literatura e uma taça de vinho


Uma das boas harmonizações: vinho e literatura
Uma das boas harmonizações: vinho e literatura

Ser um grande escritor entre os grandes não é pouca coisa. Ser um escritor que, além de uma obra vasta e inovadora para seu tempo soube apreciar vinhos, viagens e companhias artísticas ou não é ainda mais raro. Ernest Hemingway nasceu em 1899 no estado de Illinois nos Estados Unidos e viveu até 1961. Entre tantas palavras geniais que escreveu em sua longa obra, entrevistas, matérias jornalísticas e frases de impacto, destacamos uma que reflete seu estilo de vida:

"Se o dia estivesse limpo, eu compraria um litro de vinho e um pedaço de pão e um pouco de salame. Eu me sentaria ao sol e leria um dos livros que trouxe e observaria a pescaria".

Neste dia 23 de abril, é celebrado o dia do livro, e poucas coisas podem ser mais reconfortantes para quem aprecia momentos de calma como a boa literatura e uma taça de vinho. Para os enófilos, então, uma conversa que não tem fim é discutir os livros e guias sobre vinhos do mundo todo, acompanhados de uma garrafa especial. A propósito, você sabia que a maior biblioteca sobre vinhos do mundo fica no Brasil?

Para quem se dedica ao trabalho e ao estudo do vinho, livros são indispensáveis e companheiros que nem chegam a descansar nas prateleiras. São consultados e relidos em muitas ocasiões. Para quem ama vinho (profissionalmente ou não), a equipe de ADEGA decidiu há alguns anos que a palavra impressa seria boa companhia, além de fonte de pesquisa.

Por isso foram lançados os Guias de Vinhos ADEGA que vão além das degustações, apresentando países e regiões produtoras. O primeiro deles privilegiou o Brasil e já está em sua 11a edição. Em sintonia com nossas tradições da península Ibérica, existem os guias de Portugal e da Espanha e para fechar com uma taça brilhante esse passeio enoliterário, ADEGA edita e traduz o Guia Descorchados, em sua mais recente edição, em três volumes com Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Você pode comprar essas obras aqui!

"Um bom vinho é poesia engarrafada"

Robert Louis Stevenson

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho do que em todos os livros"

Louis Pasteur

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 23/04/2022, às 14h05 - Atualizado às 14h51


Mais Mundovino