Chablis abraça a produção de vinhos orgânicos

por Redação

À medida que uma nova geração de vinicultores chega à região de Chablis, na França, novas técnicas de cultivo vão se firmando. É o caso da vinicultura orgânica, que nos últimos anos vêm ganhando força num dos maiores pólos de vinho branco do mundo.

"Há um crescente interesse nas práticas sustentáveis, e o número de propriedades orgânicas está aumentando muito", comentou Françoise Roure, diretor de marketing da Bureau Interprofessionnel de Vins de Bourgogne. Essa mudança para práticas orgânicas, e algumas vezes biodinâmicas, abrange uma série de produtores, tanto os maiores quanto aqueles que estão começando.

Didier Séguier, diretor da William Fèvre, acredita que essa mudança para a agricultura orgânica é uma reação à última geração de produtores, que empobreceu os vinhedos pelo abuso de fertilizantes e produtos químicos. O vinicultor Jérôme Garnier, inclusive, garante que o uso de agro-químicos pelas gerações passadas foi uma das maiores ameaças para os vinhos de Chablis.

E as novas práticas já estão sendo percebidas pelos vinicultores: Séguier acredita que, desde que se tornou orgânico, seus vinhos estão expressando melhor o terroir de Chablis, ainda mais aqueles provenientes de vinhedos Grand Cru, onde são aplicadas práticas biodinâmicas.  

De acordo com a Union dês Grands Crus de Chablis, cerca de 30% dos produtores da região já são orgânicos e, nos próximos 10 anos, a expectativa é de que o número atinja 60% dos vinhedos.

Mais notícias sobre vinhos...

Beber vinho moderadamente durante a gravidez não afeta o bebê, diz estudo

Novo site de leilão de vinho quer repetir sucesso do eBay

Segunda edição da Wine Run brasil cresce 400% e atinge limite de participantes

Venda de Moscato bate recorde nos EUA

Campinas recebe evento inédito sobre vinhos e gastronomia portuguesa

palavras chave

Notícias relacionadas