por Redação
Rotkäppchen, o "champagne comunista" da antiga República Democrática Alemã (ou Alemanha Oriental), controlada pela extinta União Soviética, registrou um aumento de vendas em 2009, apesar da crise que castigou diversos mercados.
![]() |
Em suas visitas à RDA, Fidel costumava brindar com Rotkäppchen |
No último ano, a bebida cresceu 14% no mercado, chegando a um total de 104 milhões de garrafas vendidas em 2009. O grupo Rotkäppchen alcançou um volume de negócios de 778 milhões de euros, 37 milhões a mais do que em 2008. No total, foram vendidas 157 milhões de garrafas de champagne e outros espumantes.
Rotkäppchen, chapeuzinho vermelho em alemão, é assim e intitulado devido à tampa de metal vermelho (a cor símbolo do comunismo) que cobre a cortiça da garrafa. É um dos poucos produtos que conseguiu sobreviver à reunificação alemã, em 1990.
Apesar deste aumento de vendas, até pouco tempo atrás, no início da década, o espumante era desprezado pelos "alemães ocidentais", que viam na bebida uma marca do regime socialista.
Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...
+ Quais componentes do vinho tinto ajudam na saúde do coração?
+ O Melhor Vinho do Dia: À dedicação e o título de Andy Roddick!
+ Safra 2009 em Bordeaux é comparada a 2005
+ Produtores da "água da vida" celebram 700 anos
+ Ribeira del Duero inaugura centro de informações enoturísticas