Vinho - 19.Out - Polêmica

Champagne luta contra energia nuclear

por Redação

Champagne, na França, está envolvida em uma batalha judicial. Os produtores de vinho da região estão querendo que a agência nacional de energia atômica francesa, ANDRA, pare de jogar resíduos nucleares em locais próximos aos vinhedos.

Segundo dados da imprensa francesa, a Associação do Comércio de Champagne (CIVC), pediu à corte administrativa da cidade de Châlons-en-Champagne para cancelar a permissão concedida a ANDRA em agosto de 2006, que permitia que a companhia depositasse resíduos de baixo nível radioativo em Soulaines. A preocupação dos produtores está na distância de apenas nove quilômetros deste local da área vitivinícola de Côtes des Bar.

A CIVC disse ao site britânico decanter.com que não poderia comentar o processo judicial em curso ou o que se tem feito para resolver o problema desde 2006. No entanto, ativistas anti-nucleares e críticos de vinho da França acreditam que a associação está relutante em agir, preferindo se afastar do problema para não prejudicar a sua imagem pública ou sua relação com políticos locais.

"Na minha opinião, a CIVC se encontra em uma posição difícil, porque seus membros não querem prejudicar antigas relações com políticos", disse Nadine Schneider, porta-voz da Sortir du Nucléaire, a maior organização francesa anti-nuclear. Ela destaca que a associação representa algumas das maiores marcas do mundo e muitas delas não gostariam de estar associadas ao ativismo anti-nuclear. "Nós não estamos falando de revolucionários aqui - eles não são de esquerda, são de direita. Eles não se envolvem nesse tipo de protesto. O interesse deles é econômico, não ecológico", completou ela.

De acordo com a imprensa francesa, a corte administrativa de Châlons-en-Champagne deverá chegar a uma decisão dentro de alguns dias.

OMelhorVinho.com.br: Conhece o Cuvée Millesimée Gran Cru Blanc de Blancs Brut 1999?Este foi o único Champagne degustado da quase desaparecida safra 1999 de Pierre Moncuit. Quer saber mais? Veja aqui!

ESPECIAL: Art nouveau do champanhe - O culto ao champanhe desvendado por Hervé Deschamps, chefe de cave da Perrier Jouët

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

Manchester United e Concha y Toro presenteiam os 33 mineiros chilenos

+ Vinhos brasileiros serão homenageados em festival da Finlândia

+ Vinícola italiana utiliza feng shui para produzir vinhos

+ Vinicultores do Napa Valley cultivam abóboras para Halloween

+ Italiano é nomeado o melhor sommelier do mundo

palavras chave

Notícias relacionadas