Vinho - 05.Jul - Inovação

Château exporta seus vinhos em barco à vela

por Redação

O Château Smith Haut Lafite decidiu exportar seus vinhos através de um barco à vela.

No dia 21 de junho, o barco de 106 anos, British Ketch Bessie Ellen, zarpou de Bordeaux para Montreal,carregando 20 mil garrafas Smith Haut Lafitte.

A mudança foi introduzida com o objetivo de reduzir a emissão de carbono dos châteaux. "É um casamento entre tradição e modernidade", disse o proprietário do château, Daniel Cathiard, ao site decanter.com. "Nós queremos reduzir o consumo de energia em tudo o que for possível. Os nossos clientes apreciam o nosso respeito pelo ambiente, presente em todas as nossas atividades de vinificação", completou.

Apesar da travessia de 25 dias a vela custar cerca de 20% a mais do que a mesma viagem em um navio de containers, o proprietário disse esperar que o percurso até o Canadá se torne uma prática regular.

A transportadora responsável pela viagem, a CTMV, acredita que a comprida viagem irá melhorar a qualidade dos vinhos. "Realizamos uma degustação às cegas com enólogos independentes. Eles acharam que as longas viagens dos navios à vela melhoraram os vinhos, fazendo com que alguns deles fiquem com a impressão de terem envelhecido um ano no processo", disse Frédéric Albert, da companhia.

De acordo com Albert, a empresa pretende abrir rotas regulares entre Montreal e Bordeaux e Bordeaux e Plymouth, no Reino Unido, em março do próximo ano.

A ideia atraiu também outras vinícolas. O navio também irá transportar garrafas do Château de Cayx, em Cahors e de Borie de Maurel, na região de Languedoc.  

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Francês recebe prêmio de vinicultor da década em Bordeaux

+ "Os vinhos da França serão como Coca-Cola", diz a diretora da Anivin

+ Adega de 25 milhões de euros é apresentada na Espanha

+ Príncipe Harry participa de torneio organizado por casa de champanhe

+ Evento une Hollywood e vinhos no Arizona

palavras chave

Notícias relacionadas