Château Haut-Brion celebra 350 anos de menção em diário de Samuel Pepys

por Redação

Funcionário público inglês do século XVII e famoso por seu diário - onde relata experiências e testemunhos dos grandes eventos que acometeram o Reino Unido na época, como a Grande Praga e o Grande Incêndio de Londres -, que se tornou uma referência em fontes de pesquisas históricas, Samuel Pepys recebeu uma homenagem do Haut-Brion, pelos 350 anos da primeira menção do Château em suas narrativas, que deu prestígio e visibilidade à vinícola.

Em 10 de abril de 1663, Pepys compareceu a um encontro em que provou um dos vinhos do Haut-Brion. Em seguida, relatou em seu diário, que só foi publicado no século XIX, que "havia algum vinho francês chamado Ho Bryan que tem o melhor e mais especial gosto que eu provei".

Clique aqui e relembre a entrevista de ADEGA com Robert de Luxemburgo

Durante o evento de comemoração, realizado na biblioteca de Pepys, no Magdalene College, em Cambridge, o diário do inglês esteve disponível para a consulta dos convidados, que também puderam ver a cópia de uma referência ao "Hobrionno" ainda mais antiga, datada de 1660, do livro da adega do Rei Carlos II de Inglaterra. Também foi feita uma degustação dos rótulos Haut-Brion Blanc 2003, Chateau Haut-Brion 1999 e 1989.

O príncipe Robert de Luxemburgo, que controla o Château, afirmou à Decanter que é sempre um momento emocionante estar em contato com um documento tão antigo. "Esse texto é muito importante, porque Samuel Pepys não era particularmente um historiador, mas foi alguém que se intrigava pelos hábitos da sociedade e foi capaz de contar histórias da vida cotidiana da época e deixá-las vivas para nós".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Inscrições para a Wine Run já estão esgotadas

+ Seleção histórica de Tokaji será leiloada na Hungria

Campinas recebe evento inédito sobre vinhos e gastronomia de Portugal

Enoturismo no Chile cresce 12% ao ano

Concha y Toro é eleita a "marca mais admirada do mundo" pela terceira vez consecutiva

palavras chave

Notícias relacionadas