Vinho - 12.Jun

Château Haut-Brion produzirá vinhos envelhecidos no mar

por Redação

O château Larrivet Haut-Brion irá produzir vinhos envelhecidos no mar, depois de envelhecer um barril de vinho 2009 parcialmente submerso no mar do parque de ostras de Cap Ferret, na costa do Atlântico na região de Bordeaux,Pessac Léognan.

divulgaçao

Bruno Lemoine, diretor e enólogo do Château, disse que a idéia veio de uma conversa entre amigos, que cada um desempenhou um papel no experimento. Lemoine produziu o vinho, agricultor Joel Dupuch cedeu o leito do mar e o barril de 56 litros foi fabricado Pierre-Guillaume Chiberry, de Radoux.

"Nós regularmente ouvimos que envelhecer o vinho no mar melhora a qualidade, por isso nós queremos ver o que acontece", disse Lemoine se referindo à vinhos que são transportados por longas distância no mar  no século 20 e que possuem um gosto muito bom.

Para comparar dois barris de tamanho idêntico foram preenchidos com 2009 Vinho e dado um prazo adicional de seis meses de envelhecimento em relação ao resto do vintage, que foi engarrafado em junho de 2011. Um dos barris extras foi deixada no châteaux, eo outro coberto com um caixa de cimento e e submerso.

Depois de engarrafado, foi feita uma degustação para alguns críticos e jornalistas que entendem de vinho. "O vinho submerso estava melhor do que jamais esteve", disse o critico francês, Bernard Burtschy, "Estava mais leve, e muito complexo". Testes de laboratório mostraram que o vinho do mar tinha taninos suaves e álcool ligeiramente inferior. Níveis salinos também ligeiramente aumentado.

Os resultados deixaram Lemoine mais entusiasmado: "Tentaremos de novo, em diferentes condições, com diferentes vintages".

Mais notícias sobre vinhos...

Vinícolas canadenses poderão vender vinhos direto para o consumidor
Vinicola implanta aviso de consumo moderado em seus rótulos
Artista cria vestido com tecido feito de vinho tinto
Dublin terá uma vinícola urbana a partir de setembro
Número de candidatos à Master of Wine bate recorde esse ano

palavras chave

Notícias relacionadas