Château Lafite usa selo prooftag para evitar falsificação de vinhos

por Redação

O Château Lafite Rothschild irá colocar em todas as garrafas de seu vintage 2009 um prooftag selo anti-fraude. Prooftag é uma capsula com 13 números codificados, que autenticam as garrafas individualmente e podem ser monitoradas.

divulgação
Selos prooftag: novos vintage usarão para evitar falsificação

A medida é por causa do maior número de vendas diretas para a China, onde casos de fraudes de vinhos franceses são muito comuns. De acordo com o assessor do governo francês sobre as exportações de vinho e bebidas destiladas, os consumidores têm 50% de chance de comprar uma garrafa de Lafite falsa.

O Prooftag foi criado há 18 meses por autoridades chinesas, rasteia o caminho do objeto marcado e é usado por agências governamentais para entregar documentos confidenciais.

"Ninguém sabe o exato tamanho do problema que temos com vinhos falsificados. Mas nós sabemos que o problema existe. Isso é um bom sinal do Châteaux que eles estejam trabalhando com os comerciantes e consumidores para combater isso", disse o diretor de marketing da prooftag, Franck Bourrières.

Ele explica que o sistema ajuda, mas que podem existir 'garrafas verdadeiras' com falsos códigos. "Sistemas infalíveis não existem - mas os melhores usam geo-localização e são capazes de traçar a rota de cada garrafa em um sistema integrado com smartphones, que podem ficar disponíveis para o cliente.

Mais notícias sobre vinhos...

Chuva de granizo destrói mais 6 mil hectares de vinhedos no sudeste da França
Cresce o número de vinícolas nas redes sociais
Châteaux fazem doação para novo Centro de Enocultura de Bordeaux
Exportações de vinhos gregos sobem 80% desde 2009
União Europeia libera o uso do termo "orgânico" para vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas