Revista ADEGA
Busca

Vinho e arte

Château Les Carmes Haut-Brion lança “Elements”

A propriedade de Pessac-Léognan lançou um número limitado de garrafas em caixas de madeira exclusivas e artesanais


O projeto Elements consiste em uma caixa de madeira feita a mão e inspirada na forma da cave da vinícola
O projeto Elements consiste em uma caixa de madeira feita a mão e inspirada na forma da cave da vinícola

Arte e vinho, vinho e arte. Difícil dizer qual vem primeiro - e qual mais impressiona - nesse belo lançamento da vinícola bordalesa Château Les Carmes Haut-Brion.

O projeto é chamado de Elements e consiste em 1.000 unidades com duas, três ou seis garrafas em uma caixa de madeira feita a mão e inspirada na forma da cave da vinícola de Pessac-Léognan. “Cada vez mais queremos realizar um projeto que faça sentido e que se assemelhe a nós, singular e único”, diz o gerente geral Guillaume Pouthier.

A cave da vinícola serviu de inspiração para a caixa
A cave da vinícola serviu de inspiração para a caixa

As garrafas ficam ordenadas dentro de um suporte com colunas de madeira que replicam as da própria adega. As caixas também foram gravadas à mão a série Elements (II, III ou VI), o emblema do Château, bem como o número de identificação dentro da faixa de edição limitada. Não é de surpreender que cada caixa levou mais de 1.000 horas para ficar pronta.

"Era importante para nós criar algo único para o cliente, feito com a mesma abordagem artesanal e noção de precisão", disse Pouthier.

A cave da vinícola serviu de inspiração para a caixa
São 1.000 unidades feitas à mão

Cada unidade conta com um livro que detalha o processo de fabricação da caixa e traz ainda as fichas técnicas dos vinhos. A série Elements está disponível apenas na Europa por 8.000 euros a unidade. Esta é a segunda edição do projeto, na primeira, em 2019, as garrafas foram vendidas em caixas especiais que protegia as garrafas de toda luz e calor para um bom envelhecimento dos vinhos. A próxima, segundo Pouthier, está planejada apenas para 2027.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

André De Fraia
Publicado em 21/03/2022, às 09h00 - Atualizado às 10h00


Mais Mundovino