Vinho - 16.Nov

Châteaux Durfort-Vivens terá produção 100% biodinâmica em 2013

por Redação

O Châteaux Durfort-Vivens, irá implantar métodos biodinâmicos para toda a produção de vinhos a partir do próximo ano. A propriedade produziu um novo rótulo especialmente o vinho, baseado no rótulo histórico usado até 1926.

divulgação
Gonzague Lurton

Gonzague Lurton, proprietário do châteaux contou que começou a implantar a técnica em 2009 somente em 20% da produção, porque queria aprender. No ano seguinte ele aumentou a produção de biodinâmicos para 40%. Por causa do sucesso dos vinhos, Lurton anunciou que em 2013 todos os seus vinhos serão produzidos com essa técnica.

O processo dura cerca de três anos, por isso em 2016 Durfort-Vivens poderá ser considerado oficialmente um produtor biodinâmico. Atualmente, somente três growths de Bordeaux são considerados inteiramente biodinâmicos - Pontet-Canet em Pauillac, Fonroque em Saint-Emilion e Climens em Barsac, Sauternes -, mas o proprietário disse que, de acordo com organização Biodyvin, instituição responsável por vinhos biodinâmicos na França, existem cerca de 20 châteaux desse tipo na região.

"Eu amo a textura do vinho... existe uma densidade adorável em todos eles, e eu queria isso nos meus vinhos", contou Lurton. "E quando eu vi que Alfred (Tesseron, proprietário do Pontet Canet) podia produzir 75 hectares para vinhos biodinâmicos em Bordeaux, eu achei que ser possível para mim também".

Trocar a produção inteira para biodinâmicos, que proíbe o uso de fertilizantes e técnicas agroquímicas para controlar pestes e doenças, e o uso de preparados especiais irá aumentar o custo das práticas vitivinícolas do Durfort-Vivens cerca de 5%. "O custo não é muito maior, mais o risco é mais alto, por exemplo, se tivermos um ataque de míldio" - doença que estraga as uvas.

Mais notícias sobre vinhos...

Lavaux ganhará museu de vinho suspenso
Garrafas do século 19 do Châteaux DYquem serão leiloadas em Nova Iorque
Ribera del Duero é eleita Região Vinícola do Ano pela Wine Enthusiast
Segundo produtores, mau tempo resultou em uma safra preciosa em Borgonha
Vinho tinto potencializa tratamento de radiação contra câncer de próstata

palavras chave

Notícias relacionadas