Vinho -11.Mar - Garrafa decantadora

Chef Martín Berasategui faz "revolução" em sua nova garrafa

por Redação

O chef Martín Berasategui, dono do restaurante homônimo classificado com três estrelas pelo guia Michelin, criou uma garrafa de vinho capaz atuar como um decantador.

A "garrafa decantadora"

Essa revolução de Berasategui surgiu com a ajuda do cozinheiro Cristóbal Berzosa (do restaurante Bodega Boecillo), do chef e escritor Flavio Morganti (do restaurante Galileo), e de outros dois sócios.

O novo recipiente aspira ser a "revolução do mundo do vinho", uma vez que é capaz de decantar as impurezas, de maneira que os sedimentos fiquem no fundo da garrafa e não sejam misturados com a bebida que é servida.

A garrafa atua sem a necessidade de nenhum tipo de mecanismo e é feita a partir do material mais tradicional e adequado: o vidro. Seu desenho e arquitetura são os fatores que permitem os sedimentos decantados ficarem no fundo da garrafa por um simples efeito físico. "Este efeito preserva as propriedades organolépticas dos vinhos de qualidade, muitos dos quais não são filtrados", conta Berasategui.

A garrafa deve ser segurada desta maneira
A idéia demorou cinco anos para ser finalizada, e pode ser usada em qualquer tipo de vinho. Berzosa explica que para obter o efeito desejado, "é preciso segurá-la pela parte inferior, com um dedo no fundo e os outros na circunferência". Desta maneira, as temperaturas do vidro e do vinho não serão alteradas.

Segundo Morganti, as primeiras 30 mil garrafas já foram produzidas na Itália, mas a fábrica ainda não está preparada para receber pedidos internacionais.  

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Caixa de vinho raro pode chegar a 40 mil libras em leilão
+ O Melhor Vinho do Dia: Ao bom momento da economia brasileira!

+ Revista Harpers Wine & Spirits vai publicar suplemento sobre os vinhos brasileiros

+ Italianos iniciam o replantio em regiões mais afetadas pelo aquecimento global

+O Melhor Vinho do Dia: Um branco alemão à Feira de Turismo de Berlim

palavras chave

Notícias relacionadas