Revista ADEGA
Busca

Vinho - 10.Set - Chile valoriza sustentabilidade

Chile apresenta código de sustentabilidade


Os vinhedos chilenos estão entre os principais da América do Sul
Um protocolo de sustentabilidade desenvolvido pela Universidade de Talca e pela vinícola Caliterra foi apresentado esta semana, e espera-se que as vinícolas definam em breve os critérios a  serem utilizados nos selos de aprovação que revestirão seus rótulos a partir da safra de 2011.

"O único problema com a sustentabilidade é que ela não era certificada. Então, tivemos que criar o tal sistema. Ainda está sendo desenvolvido e precisa de ajustes, mas deve estar pronto ao final de 2010", disse Sergio o produtor Sergio Cuadra.  

O conceito de sustentabilidade tem sido criticado por ser relativamente vago. Cuadra, porém, a definiu como "ter um portifólio de companhias que cuidam do meio-ambiente e são socialmente responsáveis. Pode incluir produtos orgânicos na produção de uvas e não leva em consideração questões como erosão do solo e a energia utilizada. O programa de sustentabilidade é muito amplo".

O projeto vai funcionar de acordo com um sistema de pontuação, premiando com as marcas mais altas as vinícolas e vinhedos que mais se destacarem no cuidado com o meio-ambiente.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Chef do "Hell's Kitchen" vai assinar vinhoChef do "Hell's Kitchen" vai assinar vinho

+ Novas regras para safra de Champagne

+ O Melhor Vinho do dia: Ao sucesso do cinema brasileiro!

+ Columbia Britânica inicia a colheita de uvas brancas

Redação
Publicado em 10/09/2009, às 08h51 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias