Vinho - 06.Jan - Mercado

China já é a maior importadora de Bordeaux do mundo

por Redação

Como mais uma indicação da crescente dependência de Bordeaux do mercado asiático, a China - quando tomada em conjunto com Hong Kong - já supera a Alemanha como o maior importadora de Bordeaux em volume de vinho.

A China sosinha se tornou a maior importadora de Bordeaux fora da UE também em valor, em Maio de 2010. E quando somada à Hong Kong, a potência asiática chega ultrapassar o Reino Unido neste quesito.

Chineses são os maiores consumidores fora da frança dos vinhos de Bordeaux

Jean-Pierre Rousseau, titular de uma propriedade em St Emilion, informou esta semana que mais de 50% da sua actividades ocorrem agora na Ásia.



Ao site Decanter.com, o empresário disse que 60% de suas vendas são no Extremo Oriente, e é estimado por fontes que os Bordeaux Premier Cru vendam uma percentagem semelhante de seus vinhos para a China e Hong Kong.

De novembro de 2009 a outubro de 2010, a China e Hong Kong juntas importaram vinhos no valor de 333 milhões de euros.

Números que representam um aumento de valor de 98% para a China e 126% para Hong Kong. O Reino Unido, até Outubro de 2010, tinha importado um valor de  221 milhões de euros.

Globalmente, as exportações Bordeaux sobem, em média, 10% a cada ano, cerca de 1.68m de hectolitros e 1,3 bilhões de euros (um aumento de 7% a partir de 2009).

A maioria dos vinhos de Bordéus (cerca de 60%) permanece no interior da França, mas estes números de exportação revelam o quão rapidamente os mercados tradicionais de vinho Bordeaux estão abrindo caminho para os asiáticos.


ESPECIAL: Lafite Rothschild: IGW da década -Que aplicação rendeu 857% nos últimos 10 anos? Uma garrafa de Château Lafite Rothschild 


Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ E.&J. Gallo volta a ser a maior vinícola do mundo

+ Produtor de vinhos e astro do futebol Americano, Charles Woodson brilha na reta final da NFL
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas
+Contrariando tendência, franceses desenvolvem método para diminuir teor alcoólico
+ Pesquisa australiana ajuda a desvendar



palavras chave

Notícias relacionadas