Vinho - 15.Mar - Primeiro

China se torna o maior mercado de vinhos de Bordeaux fora da UE

por Redação

A insaciável sede de vinho dos chineses fez deste o maior mercado importador de Bordeaux fora da União Européia. A China tomou o lugar dos EUA e ultrapassou outro grande destino: a Grã-Bretanha.

China ultrapassou os EUA como maior mercado para os vinhos de Bordeaux
Como as exportações da região caíram significativamente em 2009, os vinicultores de Bordeaux hoje olham para o Oriente como a solução de seus problemas. "A China converteu-se em nosso primeiro cliente fora da UE", afirmou Alain Vironneau, presidente do CIVB (Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux).

Para Vironneau, a China, especialmente Hong Kong, é um mercado bastante dinâmico que cresce em ritmo acelerado, o que o torna espantoso. Alguns comerciantes afirmam que há alguns anos, os chineses só tinham olhos para o "Lafite" (Château Lafite Rothschild), mas agora compram também - e em grandes volumes - dos pequenos chateaux.

Em 2009, as vendas para a China aumentaram 40%, chegando aos 74 milhões de euros. Em volume, o crescimento foi ainda mais impressionante: 97%. Após a eliminação dos impostos sobre as importações de vinhos, em 2008 Hong Kong cresceu seu mercado em 24%.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Incor fará estudo sobre os efeitos do vinho no coração
+ Vinhos de Ribeiro foram os primeiros a chegar à América
+ Embargo russo aos vinhos da Geórgia completa 4 anos neste mês
+O Melhor Vinho do Dia: Para acompanharmos os velozes carros da Fórmula Indy!

+ Praga encontrada nos EUA deixa 419 km² de plantações em quarentena

palavras chave

Notícias relacionadas