por Redação
As vendas de vinhos de Bordeaux, um dos mais prestigiados da França, voltaram a crescer em 2012, mas não devido ao consumo interno, pelo contrário. Enquanto os franceses parecem beber cada vez menos vinhos, foram os chineses os grandes consumidores de Bordeaux.
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Essa notícia, embora pareça estranha, será cada vez mais comum. Isso porque a China se converteu no principal destino das exportações de vinhos da região, mesmo sem ter tradição neste mundo.
E, se antes o interesse era meramente no consumo de vinhos da França, o cenário está começando a mudar, com investidores chineses se envolvendo no negócio do vinho.
Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, 30 vinícolas foram adquiridas por investidores chineses, e há cerca de 20 outras em negociação. Essa paixão por vinhos franceses reflete o interesse da China pelo mercado europeu e por artigos que os consumidores consideram finos como vinhos com denominação de origem, marcas luxuosas e etc. Nós próximos anos, a tendência é que esse laço entre os dois países fique ainda mais forte, apesar da resistência francesa em ver suas propriedades em mãos estrangeiras.
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