Revista ADEGA
Busca

06.fev - Cidade portuguesa recebe o título

Cidade portuguesa recebe o título de Cidade do Vinho 2009


A cidade portuguesa de Palmela na região de Setúbal, vai ser receber neste sábado, o título de Cidade do Vinho 2009, numa iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), sedeada na cidade.

Um conjunto de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, realizado no conselho de Palmela, determinaram a escolha, que contou com sete candidaturas de entre os 62 municípios associados da AMPV Para Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela a atribuição deste prêmio, (instituído este ano pela primeira vez pela AMPV), é o resultado do trabalho desenvolvido pelos vinicultores, mas também das iniciativas para divulgação do vinho da região e da relação da comunidade com os promotores.

Essa evolução tem sido muito bem aceita no mercado, o que se confirma pelos os prêmios que vinhos da região têm recebido, e que tiveram o seu momento mais alto com a atribuição do melhor vinho do mundo numa prova cega, em competição com milhares de vinhos.  

A fama desta região vitivinícola deve-se às condições privilegiadas do solo e ao clima para a produção de grande variedade de vinhos. Predominam nas castas tintas a tradicional Periquita, enquanto nas brancas se destacam Fernão Pires, Moscatel e Tamarez.

Fundada em 2007, a AMPV tem todos os anos a aumentado o número de associados e a aproximar-se da meta dos 100 municípios produtores de vinho. E a adesão de um município do Algarve permitirá à Associação ter membros em todas as regiões vinícolas do país.

Leia mais sobre Portugal em:

+ Portugal, muito mais que o País do Vinho do Porto

Redação
Publicado em 06/02/2009, às 13h01 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias